Ao todo, serão feitas seis formações sobre os temas do Tribunal Popular em universidades públicas brasileiras
O Grupo de Trabalho de Universidades do Tribunal Popular Internacional sobre Sistema de Justiça definiu o cronograma de atividades formativas para 2021. O GT pretende realizar oficinas de formação junto a grupos de pesquisas de universidades públicas brasileiras. Os temas das formações passam pelos debates estruturantes das duas séries de acusação do Tribunal Popular, voltadas para influências indevidas no sistema de Justiça e também discriminações. O cronograma está definido para acontecer a partir do segundo semestre deste ano e deve realizar ao todo seis formações.
Além dos debates sobre as séries de acusação, o GT de Universidades deve difundir a experiência da construção de um Tribunal Popular – modelo de ato e reivindicação social que reencena o rito de um julgamento judicial, colocando o poder público no banco do réu.
Segundo o GT de Universidades a proposta é engajar estudantes e professores universitários a integrarem o Tribunal Popular Internacional sobre Sistema de Justiça e também se debruçarem a estudar os problemas existentes no nosso atual Sistema de Justiça.
Este será o primeiro ciclo de debates nas universidades, o GT planeja ampliar os debates em outras universidades de diferentes estados brasileiros. As atividades devem acontecer todas de forma virtual devido ao contexto de pandemia de Covid-19. As atividades serão exclusivas para estudantes e professores das universidades listadas no cronograma.
Confira o cronograma completo das atividades: